A EDUCAÇÃO SEGUNDO O FUNCIONALISMO
Para Durkheim numa sociedade organizada pela moral social,
pode ocorrer que certos indivíduos não se adaptem à moral a que estão sujeitos.
originando problemas em nossa sociedade. Os
interesses individuais se
chocavam contra interesses coletivos. Diante isso ele acreditava que a educação
podia integrar o indivíduo à sociedade., ou seja, ela teria a função social de
evitar a contradição existente entre interesses pessoais e os sociais.
Uma das tarefas da educação nas sociedades tem sido a de
mostrar que os interesses individuais só se podem realizar plenamente através
dos interesses sociais. A educação, ao socializar o indivíduo, mostra a este
que sozinho, o ser humano não sobrevive. A convivência no grupo, por sua vez,
só é possível se o indivíduo acatar certas regras comuns a todos, se for capaz
de “abrir mão” de alguns de seus desejos para ter outros, socialmente aceitos.
Durkheim percebeu que a convivência na sociedade é
impossível sem a educação: elemento adaptador e normalizador básico na
integração indivíduo-sociedade. As gerações adultas, já socializadas e por isso
já integradas à sociedade, exercem uma ação sobre as gerações mais jovens,
procurando não apenas desenvolver o potencial da criança, mas, sobretudo,
torná-la ser social através da inculcação dos valores sociais estabelecidos na
sociedade. Uma função integradora é a que cabe à educação.
A sociedade, para Durkheim, não poderia existir sem que
houvesse entre seus membros uma certa semelhança nos hábitos e comportamentos;
a educação perpetua e reforça na criança um modo de ser que é essencial para a
vida coletiva.
Para Durkheim, a educação na
sociedade se caracteriza por ser UMA E MÚLTIPLA.
UNA: deve inculcar no indivíduo idéias que fazem parte do
meio social em que vive. O progresso e a harmonia da sociedade são garantidos
pela moral social. Nesse contexto a educação se caracteriza por ser o ato de
transmissão dessa moral. A educação é uma porque reproduz a sociedade. Assim o
professor reproduz valores e conhecimentos exigidos pela organização social em
que está inserido.
MÚLTIPLA: A educação embora transmita valores comuns, existe
uma soma de conhecimentos diferentes, que variam de classe para classe social
ou de profissão para profissão. O aumento da divisão do trabalho social exige
que as pessoas adquiram conhecimentos especializados.
Exemplos: medicina é diferente
de engenharia; o saber do homem do campo é diferente do homem urbano. Este
pensamento foi importante para a especialização
e o dualismo na educação na educação. A divisão social do trabalho e em
classes sociais é reproduzida na educação escolar, sendo que a própria escola
reproduz essa divisão. Podemos pensar : a educação dos filhos das classes
trabalhadoras com menor poder aquisitivo é semelhante ou igual a dos filhos das
classes mais abastadas como de profissionais liberais e donos de empresas?
Para Durkeim o Estado é o cérebro da sociedade. Assim sua
função é reelaborar e zelar pela moral social: é tarefa do estado organizar a
sociedade através de interesses coletivos e sociais. A educação e o sistema de
ensino deve ser organizados a partir dos valores morais da sociedade com um
todo, e por isso para este pensador, somente o Estado é o órgão capaz de
conduzir a educação e o sistema de
ensino da sociedade. O Estado deve supervisionar e orientar a educação, sendo
capaz de organizá-la com fins sociais.
Na prática, é por meio da instituição ESCOLA que o Estado
consegue exercer controle efetivo sobre os indivíduos, inculcando valores
sociais da sociedade através de suas normas e conteúdos.
Cláudia Dornelles
Fonte : http://claudiadornelles.blogspot.com.br/2011/09/educacao-segundo-o-funcionalismo.html.
Acessado em 04/09/2017
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