A EDUCAÇÃO SEGUNDO O FUNCIONALISMO
A educação na sociedade humana aparece para evitar
contratempos entre os interesses pessoais e sociais.
A)A Função da Educação.
Na sociedade a educação possui como tarefa demonstrar que os
interesses individuais só são realizados através dos interesses sociais. Ou
seja, a educação socializa os indivíduos, demonstrando que o ser humano não
sobrevive sozinho sem comunicação com as pessoas, pois é através da convivência
em grupo que as pessoas definem regras comuns a todos.
“A convivência na sociedade é impossível sem educação:
elemento adaptador e normalizador básico na integração na integração
indivíduo-sociedade.” (DURKHEIM apud MEKSENAS, 1992, p.37)
A sociedade por si só não existiria sem ter pessoas ou
membros com semelhança nos hábitos culturais e comportamentos. Para Meksenas
(1992,p.37) “a educação perpetua e reforça na criança um modo de ser que é
essencial para a vida coletiva.”
B) As Características da Educação.
A sociedade se caracteriza por ser responsável pela
transmissão dos atos morais. Como afirma Meksenas(1992,p.38) “a sociedade se
caracteriza por ser uma corpo cuja tendência natural é o progresso e a
harmonia; a garantia dessa tendência nos é dada pela moral social, que impõe ao
indivíduo a conduta exigida pela sociedade.”
Para Durkhein(1978),
a educação na sociedade é una e múltipla.
A educação é Una, pois procura reproduzir a sociedade.
“a educação é Una, significamos que ela reproduz os valores
essenciais de cada sociedade.”(DURKHEIN apud MEKSENAS, 1992,p.38)
Já a educação Múltipla define que pode haver diversidades ou
especializações no conhecimento.
A educação é múltipla para Meksenas(1992,p.38)“porque, ademais dos valores comuns a todos os indivíduos de
uma sociedade, que ela transmite, existe uma soma de conhecimentos distintos,
que variam de classe para classe social
ou de profissão para profissão.”
Portanto, a educação Una e Múltipla permite que um indivíduo
mesmo transmitindo a moral social, possa te uma especialização em uma
determinada área do conhecimento humano para ocupar uma função na sociedade.
C) Educação e Estado
O texto destaca que é função do Estado se a instituição
responsável por reelaborar e zelar pela moral social; é também tarefa do Estado
organizar a sociedade através de interesses coletivos e sociais.
A educação é capaz de desenvolver o ser social do indivíduo,
preparando-o para desempenhar uma função na sociedade
Apenas o Estado “... se apresenta como instituição capaz de
estar acima dos interesses individuais,
acima das paixões pessoais e, assim sendo, se revela como o único órgão capaz de conduzir a educação e
o sistema de ensino da nossa sociedade contemporânea.”(DURKHEIN apud MEKSENAS,
1992,p.40)
Portanto, o vínculo entre Estado e educação ocorre através
da escola, pois é por meio desta que o Estado exerce controle sobre os
indivíduos nela inseridos. Para Meksenas(1992,p.40) “ A escola, através de suas
normas e conteúdos, inculca nos indivíduos valores sociais desta dada
sociedade.”
Fica a cargo do Estado supervisionar os conteúdos e normas,
que chega as escolas através do Ministério e secretarias de Educação.
Ao concluir, cabe a educação renovar, reproduzir os valores
morais da sociedade, interagindo e integrando os indivíduos tentando reformular
os aspectos negativos.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Introdução ao
estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Edições
Loyola, 1992.
Por: Adriana Betina.
Fonte : http://sociologandoedu.blogspot.com.br/2011/11/educacao-segundo-o-funcionalismo.html acessado em 04/09/2017.
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